Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Soja atinge 25% da área projetada para safra de verão no RS

por Ana Lúcia Jacomini

Emater divulgou novo boletim sobre as culturas de inverno e verão

Plantios devem avançar nestes dias de tempo seco
Foto: Divulgação/Emater

As condições climáticas chuvosas em grande parte do Estado prejudicaram o avanço do cultivo da soja no Rio Grande do Sul, resultando na suspensão ou no avanço pouco expressivo da semeadura. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. 

Em razão da aproximação do fim da colheita de trigo, da conclusão da operação nas culturas de canola, de cevada e de aveia, bem como da retirada dos animais das propriedades com Integração Lavoura-Pecuária (ILP), as áreas para a soja estão liberadas e prontas para plantio, excetuando-se algumas que precisam de dessecação de manejo.

Devido à previsão de continuidade do quadro climático adverso, os produtores estão investindo no aumento da capacidade operacional por meio de plantadeiras maiores e turnos ampliados de trabalho, para implantar a cultura dentro do período preferencial. Na região administrativa da Emater de Passo Fundo, a semeadura foi prejudicada e evoluiu apenas 5%, e a área implantada alcançou 45%. A cultura encontra-se em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo.

Segue o período de semeadura do milho, apesar de a atividade ter ficado em segundo plano devido às precipitações generalizadas em grande parte do Estado, à estratégia escalonada de plantio e à priorização da operação na cultura da soja. A área total plantada evoluiu apenas 1%, alcançando 82% de implantação. Na maior parte do Estado, há preocupação em relação ao processo de polinização da cultura.

Durante os dias de precipitação, os grãos de pólen permaneceram úmidos, não sendo adequadamente transportados pelo vento e, assim, permanecendo aderidos à inflorescência masculina ou caídos no solo. Tal fenômeno pode interferir na formação de grãos e afetar a produtividade. No milho silagem, a semeadura estabilizou em 2/3 da área estimada de plantio no RS.

Trigo - A área cultivada de trigo totaliza 1.516.236 hectares. A produtividade estimada atualmente aponta produção de 2.164 kg/ha, representando redução de 28,38% em relação à projeção inicial. De modo geral, a redução no volume e na qualidade da produção obtida é reflexo do excesso de chuvas durante o ciclo produtivo, especialmente nas lavouras de ciclo mais tardios, que sofreram maior impacto. A área colhida alcançou 93%, restando 7% em maturação ou maduros, e algumas inviabilizadas para a colheita.

Aveia branca - A colheita está tecnicamente encerrada. A estimativa da safra aponta 355.914 hectares de área cultivada, com produtividade estimada de 1.991 kg/ha, representando diminuição de 14,88% na projeção inicial. Os resultados negativos são atribuídos aos fenômenos climáticos adversos, transcorridos no ciclo produtivo.

Cevada - A colheita foi encerrada. A estimativa de área cultivada é de 38.922 hectares, e a de produtividade é de 2.667 kg/ha, representando redução de 15,17% em comparação a 3.144 kg/ha projetados inicialmente. A safra foi caracterizada por frustração devido à redução no volume e à produção de grãos inadequados para o processo de malteação.

Canola - A colheita está encerrada, restando algumas áreas de menor expressão a Oeste e Norte do Estado. A área cultivada totalizou 74.419 hectares. A produtividade obtida é de 1.594 kg/ha, correspondendo à redução de 2,34% em 1.632 kg/ha, projetados no início do plantio. Apesar da pequena frustração, a cultura demonstrou desempenho produtivo e econômico superior em comparação aos demais cultivos de inverno. Esse aspecto suscita um aumento no interesse para o cultivo da safra 2024.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais