Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Plantio de soja já iniciou na região

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Produtor também se prepara para, em novembro, dar início à colheita do trigo

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

A semeadura da soja já iniciou na região. O tempo seco verificado na semana de 18 a 22 de outubro favoreceu o avanço dos trabalhos e a expectativa é de que os produtores aproveitem também os próximos dias de sol que estão previstos. De acordo com o engenheiro agrônomo Julcimar Zanin, o período é o ideal para o escalonamento do plantio a fim de minimizar os impactos de períodos de estiagem previstos nos modelos climatológicos. Segundo ele, também há o alerta de falta de alguns insumos no mercado em situação que ainda está sendo analisada pelos técnicos.

Outra cultura de verão importante para o setor primário da região, o milho, também está em fase inicial. Muitos produtores já fizeram a semeadura e outros encaminham a finalização do plantio. Conforme Zanin, o milho plantado na primeira semana de setembro está em bom estado de germinação e desenvolvimento vegetativo. A grande preocupação, segundo ele, segue sendo com a cigarrinha cujos cuidados estão bastante intesidifcados, inclusive não sendo descartado um maior número de aplicações de tratamento nas lavouras.

Em paralelo às culturas de verão, em breve deve iniciar a colheita da safra de inverno. O período ideal, conforme o agrônomo, é a partir de 15 de novembro. As lavouras de trigo, explica ele, podem apresentar alguns danos em função do excesso de umidade que ocorreu mas nada como em anos anteriores. Pelo contrário. Com maior área plantada e com bom status, a cultura deve apresentar resultados recorde na região, com estimativa geral de aumento chegando a 20%.


Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais