Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Prossegue plantio das culturas de inverno no RS

por Ana Lúcia Jacomini

Altos volumes de chuva dos últimos dias provocaram processos erosivos em solos

Foto: Divulgação/Emater

As chuvas dos últimos dias, em altos volumes na região, provocaram processos erosivos significativos em solos de lavouras de soja recentemente colhidas, em função da baixa quantidade de palha deixada pela colheita. Segundo o Informativo Conjuntural produzido e divulgado pelas gerências de Planejamento e de Comunicação da Emater, segue o preparo do solo e o plantio das lavouras de inverno.

No trigo, a estimativa de cultivo para safra 2022 no RS é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. O período de tempo seco e de elevada radiação solar até o dia 16/06 permitiu intensa atividade de semeadura. Estima-se que a operação foi realizada em 57% dos cultivos, com as atividades estendendo-se no período noturno para recuperar, em parte, o atraso e antes das chuvas previstas.

A estimativa de cultivo de canola no Estado para a safra 2022 é de 48.457 hectares. A produtividade estimada é de 1.885 kg/ha. A cultura está em fase final de implantação. A estimativa de cultivo de aveia branca no Estado para a safra 2022 é de 392.507 hectares. A produtividade estimada é de 2.217 kg/ha. A cultura está em implantação. A estimativa de cultivo de cevada no Estado para a safra 2022 é de 36.727 ha. A produtividade estimada é de 2.958 kg/ha.

PASTAGENS

As forrageiras anuais de inverno seguem com crescimento um pouco abaixo do esperado devido ao período de baixa luminosidade e de chuvas frequentes. Porém, a qualidade de forragem produzida é boa. O solo ainda apresenta umidade elevada, o que resulta no elevado arranquio de plantas e amassamento pelo pisoteio dos animais nas áreas em pastoreio, retardando a retomada do crescimento e nova utilização para os animais. Contudo, a boa umidade do solo é benéfica, pois ajuda em melhor aproveitamento dos fertilizantes nitrogenados que estão sendo distribuídos em cobertura nas pastagens. O campo nativo e as pastagens perenes de tifton 85, jiggs e aruana estão com o desenvolvimento vegetativo paralisado em função de frio e de geadas, entrando em dormência e não fornecendo mais forragem.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais