Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Coleta de embalagens de agrotóxicos acontece em agosto

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Iamgem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

Neste ano, em função da pandemia, a campanha que visa coletar as embalagens de agroquímicos tríplices lavadas, dentro do programa de logística reversa, vai acontecer nos dias 04 e 05 de agosto, no Parque Lauro Ricieri Bortolon. O trabalho é uma união de esforços entre empresas que comercializam os produtos, poder público e entidades do setor agropecuário. Neste ano, a Cepal e a Sebben são as responsáveis por organizar a coleta, que será diferente de anos anteriores, por respeito aos protocolos de segurança em saúde.

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, Tacciane Roy e Zeferino Sebben explicaram como vai ser realizada a atividade. Somente serão recolhidas embalagens lavadas, limpas e sem resíduos, secas, furadas no fundo, destampadas, separadas e ensacadas conforme a capacidade (um, cinco e dez litros ou 20 litros). Um detalhe, é que todas as embalagens devem estar contadas, ou seja, o produtor precisa levar um papel indicando a quantidade e a litragem que está entregando. De acordo com Tacciane, a campanha se destina a embalagens de agrotóxicos que tenham receituário agronômico.

Conforme Sebben, a campanha não contempla embalagens com resíduos ou contaminadas, por exigência da Cinbalagens – local de destino daquilo que for recolhido. Embalagens de foliares e micronutrientes, de lubrificantes, material de limpeza, produtos veterinários ou quaisquer outras que não sejam de agrotóxicos também não serão aceitas. O empresário explica que as embalagens contaminadas, por exemplo, terão uma outra data, possivelmente no ano que vem, para a entrega.

Ainda, destacam que agricultores com grande carga de embalagens de defensivos precisam entrar em contato com sua empresa de confiança para receber orientações. Reforçando, então, a entrega das embalagens deverá ser feita no dia 04 de agosto das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 16h ou, ainda, no dia 05 de agosto, apenas das 8h às 11h30. É obrigatório o uso de máscaras e distanciamento de segurança.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais