Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Volta da chuva contribui com desenvolvimento da soja no RS

por Ana Lúcia Jacomini

Expectativa é por uma próxima semana com ocorrência de chuva na região

Entre as fases, 34% estão em floração, 47% em enchimento de grãos, e 3% entraram em floração
Foto: Divulgação/Emater

O retorno das chuvas em todo o Estado com volumes expressivos, embora variáveis, foi importante para o desenvolvimento das lavouras de soja, principalmente para as áreas em estágio reprodutivo. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater, divulgado nesta semana, as temperaturas mais amenas após as chuvas também foram favoráveis à cultura, que sofria com os dias quentes de períodos anteriores.

Na maioria das regiões, seguem intensas as aplicações de fungicidas para a prevenção e controle da ferrugem-asiática. Os produtores utilizam inseticidas para o controle de pragas na mesma aplicação. Entre as fases, 34% estão em floração, 47% em enchimento de grãos, e 3% entraram em floração.

Segundo o Informativo, observa-se nas lavouras em início de formação de vagens uma redução do potencial produtivo, situação que poderá ser melhor avaliada nos próximos dias. Algumas lavouras ainda podem recuperar a capacidade produtiva, dependendo das condições meteorológicas até o final do ciclo. A próxima semana terá calor e retorno da chuva no RS. Os totais de chuva previstos deverão ser inferiores a 30 e 45 mm na maior parte do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais