Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Frente Parlamentar da Agricultura Familiar teme aumento nos juros do Pronaf

por Ana Lúcia Jacomini

Plano Safra para a Agricultura Familiar foi anunciado nesta semana

O presidente da Frente da Agricultura Familiar da Câmara Federal, deputado Heitor Schuch (PSB/RS), manifestou preocupação com o aumento dos juros do Pronaf, anunciado no Plano de Safra para a Agricultura Familiar, na segunda-feira, 22/06. 

Com o aumento, os juros ficarão entre 0,5% e 5,5%, ante o limite de 4% no ano anterior. Algumas linhas, segundo ele, tiveram elevação de 50% nos juros. Schuch, teme o aumento na inadimplência do programa, em caso de problemas na safra ou instabilidade dos preços dos produtos.

O parlamentar destaca ainda que, proporcionalmente, o aumento de juros do Pronaf é superior ao do Plano Safra da agricultura patronal. Para Schuch, a ampliação do volume de recursos disponibilizados, de mais de R$ 28 bilhões, é o equivalente ao aumento nos insumos, que subiram de 20% a 25% no período.

De ponto positivo, o deputado cita o anúncio da presidência da Anater, uma reivindicação da Frente da Agricultura Familiar, e a promessa do governo de que em 30 dias o Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciará um programa especial para o crédito fundiário, além da ampliação das compras dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais