Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Sol e pouca chuva garantem nível excelente de doçura das uvas, afirma Emater

por Ana Lúcia Jacomini

Emater divulga informativo de culturas e produções de verão

Produtividade deverá se manter próxima de oito toneladas por hectare
Foto: Divulgação/Emater

A qualidade da uva nesta safra está chamando a atenção de produtores e consumidores. De acordo com a Emater, a pouca chuva e a incidência de sol têm levado a fruta a níveis de doçura considerados excelentes, garantindo a venda a bons preços. Conforme o mais recente Informativo Conjuntural da entidade, divulgado nesta quinta-feira, a região de Frederico Westphalen, com videiras irrigadas, apresenta desempenho que supera a média da região. A produtividade dos parreirais gaúcgos deverá se manter próxima de oito toneladas por hectare.

SOJA

As chuvas ocorridas nestes últimos dias foram benéficas à cultura da soja em desenvolvimento no Rio Grande do Sul. Avançou o percentual de lavouras em fase reprodutiva, com 37% delas em floração e 10% em enchimento de grãos, estas localizadas mais ao Noroeste do Estado, e 53% continuam em germinação e desenvolvimento vegetativo. Os dados também foram divulgados pela Emater.

MILHO

Ainda de acordo com a Emater, a colheita do milho no Rio Grande do Sul chegou a 18% da área implantada com a cultura. As condições climáticas de chuvas em todas as regiões beneficiaram as lavouras, que estão em diversas fases de desenvolvimento. O plantio chega a 97% da área total prevista e 18% da área cultivada já está colhida, 20% está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 15% em floração, 25% em enchimento de grãos e 22% em maturação.

PISCICULTURA

Os níveis de água dos açudes têm sido suficientes para manter a qualidade da água em patamares adequados para as espécies cultivadas. As temperaturas favoreceram o desenvolvimento dos peixes. Segundo os dados da entidade, na região de Passo Fundo, foram observados casos pontuais de morte de peixes causados por lérnia e doenças oportunistas associadas. Na de Santa Rosa, alguns produtores vêm realizando a despesca, a fim de atender a demanda de pescado pelo mercado consumidor local. Não houve registro de mortalidade de peixes no período.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais