Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cenário de desafios e expectativas marca o Dia do Suinocultor

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

No próximo sábado, 24/07, é comemorado o Dia do Suinocultor. O Rio Grande do Sul possui, atualmente, oito mil produtores de suínos que trabalham com os dois sistemas de produção: o independente e a integração, em todas as fases de criação, desde a genética até a terminação. A cadeia produtiva está presente, na maior parte, em pequenas e médias propriedades gaúchas. Também tem a estrutura industrial, com frigoríficos em praticamente todas as suas regiões, o que garante boa posição entre os principais estados produtores e exportadores. 

Os dados foram revelados pelo presidente da Acsurs – Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Luiz Folador. Segundo ele, a data máxima do segmento é comemorada em meio a um cenário desafiador, especialmente em função da alta nos custos de produção, provocada pela falta de milho e farelo de soja – principais insumos da alimentação animal, que nem sempre é repassada pelo produtor.

Por outro lado, também há o cenário de recordes batidos e de expectativa positiva para este segundo semestre do ano. Os dados da exportação da carne suína gaúcha estão se elevando, lembra o presidente. No ano passado foram quase um milhão de toneladas e, agora em 2021, chegou ao nível de 600 mil toneladas só nos primeiros seis meses do ano. A marca, conforme Folador, é histórica pois a média anual da suinocultura gaúcha em anos passados era de, em média, 500 mil toneladas. 

Da mesma forma, comenta o presidente, o mercado interno se mostra em crescimento. Em 2020 o consumo per capta chegou a 17 quilos e a promessa é de que esse ano o índice suba um pouco mais. Por um lado, a alta no valor da carne bovina nos últimos meses levou o consumidor a buscar uma proteína com preço mais em conta. Por outro, as campanhas de valorização da carne suína estão sendo compreendidas e o consumidor está vendo o suíno como um alimento saudável. Cerca de 75% daquilo que é produzido no Rio Grande do Sul é consumido no mercado interno, reforça o gestor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais