Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Assinada na ABPA, norma que amplia prevenção à Influenza Aviária

por Camila Agostini

Granjas terão prazo para se adequarem às novas normas de segurança

Foto: Divulgação

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou Instrução Normativa que intensifica os cuidados de prevenção à Influenza Aviária. Mais de 40 representantes da agroindústria e de associações ligadas ao setor participaram do encontro, realizado terça-feira, 21/02, na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo. A partir da publicação da nova IN no Diário Oficial, que deve ocorrer nos próximos dias, proprietários de granjas terão um prazo para se adequarem às novas regras, sob pena de restrição de alojamentos. Em comum acordo, foi negociado um período maior para a colocação de telas de proteção nos criatórios.

       Entre os principais critérios para o gerenciamento de granjas inadequadas estão o cercamento, a instalação de arcos de desinfecção e o tratamento da água que é utilizada em todos os processos. O objetivo é reforçar e atualizar o programa de gestão de risco nos estabelecimentos avícolas de todo o Brasil. “Todas as mudanças foram amplamente discutidas ao longo dos últimos dois anos com profissionais do setor e pelo nosso Grupo Estratégico de Prevenção de Influenza Aviária (GEPIA). O Brasil é o líder mundial na exportação de frango, e reforçar o controle e a segurança fará com que a gente expanda ainda mais os negócios”, explica Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

         Dentro dos prazos estabelecidos, os produtores deverão protocolar um pedido de registro na Secretaria da Agricultura ou nas agências de defesa estaduais. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais