Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Campanha de vacinação contra a febre aftosa encerra em dez dias

por Taliane Radaelli

Mauricio Flores fala sobre a primeira etapa de vacinação do ano

Foto: Reprodução/Internet

Há dez dias do encerramento da campanha de vacinação contra a febre aftosa, 45% do rebanho de gado da região já foi vacinado, porém ainda faltam mais de 10 mil bovinos receberem a vacina.  Para essa primeira etapa do ano, a campanha é geral e todo o rebanho deve ser vacinado.

Segundo o médico veterinário responsável pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica do município, Mauricio Flores, a meta estipulada pelo Ministério da Agricultura é de que até o fim da campanha 90% do rebanho receba a vacina. O município de Marau sempre alcançou esse percentual, ultrapassando a marca de 95%.

A partir desta etapa da campanha as vacinas mudam de trivalente para bivalente. Com a retirada do tipo C da vacina, restando apenas o tipo A e O, os frascos que antes continham 50 ml com 10 doses, passam a ter 30 ml com 15 doses.

 O produtor deve fazer a declaração anual de rebanho na sua propriedade e provar através da nota fiscal que a vacinação foi realizada. Caso a comprovação não aconteça até o dia 31/05, o produtor ficará inadimplente e poderá ter a propriedade interditada, a mesma só será desinterditada após a vacinação, mas mesmo assim a propriedade ficará fora do índice municipal e estadual. O proprietário receberá multa.

Marau possui quatro casas agropecuárias credenciadas na Secretaria da Agricultura e autorizadas a vender a vacina da febre aftosa, sendo elas a Agropecuária Piá, Cipramar, Agrocampo e Agroleite. É importante que o produtor utilize a vacina em no máximo cinco dias após a compra a mantendo refrigerada entre 2°C e 8°C desde o momento da aquisição até o momento da vacinação.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais