Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Crédito rural é tema de palestra na Expo Bassano

por Eduardo Cover Godinho
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

A 2ª Expo Bassano iniciou nesta sexta-feira, dia 20, e vai até domingo (22/05), no Parque de Eventos do município, com diversas atrações: mais de 150 expositores do comércio, indústria, agroindústria, artesanato e agropecuária, gastronomia, atividades esportivas e apresentações culturais, entre outros.

A feira também é uma oportunidade de conhecimento. Nesta sexta-feira pela manhã, extensionistas da Emater/RS-Ascar de 16 municípios da região participaram de uma reunião técnica sobre crédito, com a gerente regional da Emater/RS-Ascar Caxias do Sul, Sandra Dalmina, na Câmara de Vereadores.

Durante a tarde, ainda na Câmara de Vereadores, Sandra falou sobre Crédito Consciente para cerca de 40 agricultores. Também estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, Sicredi, Cresol, Banrisul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o prefeito Darcilo Pauletto. Ela fez uma explanação sobre o cenário do agronegócio e mostrou a evolução do meio rural e a necessidade de investimentos, que em grande parte vêm do crédito rural, seja para a implantação de sistema de irrigação, aquisição de máquinas, infraestrutura, agroindústria, melhoramento genético ou outro.

Sandra esclareceu os agricultores sobre crédito para investimento, custeio, seguro agrícola e Proagro, demonstrando, por exemplo, quanto custa uma operação de custeio. Segundo ela, é preciso ter segurança no acesso ao crédito, analisando quando e por que utilizá-lo, bem como o retorno ou despesa que a aquisição de um bem ou tecnologia pode trazer. A gerente regional da Emater/RS-Ascar tratou ainda das regras do Proagro, para que quando o agricultor precisar acessá-lo não tenha problemas porque não fez tudo de acordo com as normas, como, por exemplo, não ter pedido nota dos insumos comprados ou não ter feito análise de solo.

No final da tarde, Sandra participou da abertura oficial da Expo Bassano. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais