Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Representantes do agropecuário gaúcho buscam por ampliação do prazo de rebate nas parcelas do Pronaf

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Medida foi divulgada pelo governo federal no início de abril

Foto: Divulgação / Governo Federal

O governo federal autorizou a concessão de rebate (desconto) de 35,2% sobre o valor das parcelas das operações de crédito rural contratadas no âmbito do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, para os produtores rurais prejudicados pela seca ou estiagem que atingiu os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

O rebate vale para as parcelas das operações de crédito rural de custeio e de investimento com vencimentos entre 1º de janeiro a 31 de julho de 2022. As operações devem ter sido contratadas até 31 de dezembro de 2021 e estar em situação de adimplência ou regularizadas até 31 de julho de 2022. Outra exigência é que o produtor tenha o registro de Declaração de Aptidão ao Pronaf ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). 

Segundo o decreto, na hipótese de não liquidação após a concessão do rebate, o saldo remanescente da operação ou da parcela poderá ser prorrogado se houver perda de receita nos empreendimentos vinculados, em razão de seca ou estiagem igual ou superior a 35% da receita bruta esperada. A liquidação com o rebate não valerá para as operações enquadradas no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou com cobertura de seguro rural.

Manifestação do Sindicato

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, Silvio Borghetti, manifestou o descontentamento da classe quanto aos prazos estabelecidos pelo governo federal. Segundo ele, limitar o rebate das parcelas vencidas até o dia 31 de julho irá prejudicar boa parte dos produtores.   

Nesta semana, o Str esteve em contato com o presidente da Fetag - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul,  Carlos Joel da Silva, e também com os deputados federais Heitor Schuch e Elton Weber. Os representantes estão em negociações em Brasília, na tentativa de prorrogação do prazo para 31 de dezembro de 2022. 

De acordo com Silvio, o governo federal resiste a proposta argumentando que a prorrogação do prazo afetaria outros programas, afirmando que faltariam recursos para a realização do próximo Plano Safra. 

A entrevista completa com Silvio Borghetti está disponível no áudio da matéria. 


Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias  produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais