Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Associados da Coasa participam de palestras sobre dinâmicas climáticas e controle de doenças da soja

por Taliane Radaelli

Temas importantes para o momento, como o clima e as doenças da soja, foram trabalhados por especialistas

Foto: Divulgação/Coasa

Neste início de ano, a Coasa realizou uma série de palestras para seus associados, visando a troca de informações e de conhecimentos, no objetivo de auxiliar na tomada de decisão do produtor rural. Temas importantes para o momento, como o clima e as doenças da soja - especialmente a ferrugem e o mofo branco -  foram trabalhados por especialistas. As atividades reuniram todo o quadro social e foram concentradas em Água Santa, David Canabarro, Marau e Lagoa Vermelha.

Em uma das atividades, Carlos Pizolotto, pesquisador em fitopatologia da CCGL, comentou as dinâmicas climáticas desta safra, que está bem diferente das duas anteriores, quando houve estiagem no Rio Grande do Sul. A maior disponibilidade hídrica, como ele explicou, acende o alerta para o grupo de doenças que podem causar danos às lavouras de soja. O pesquisador reforçou orientações de manejo de controle, dando ênfase aos produtos que podem ser utilizados e explicando a importância de rotacionar ingredientes ativos.

Na outra palestra, Ricardo Brustolin, consultor e pesquisador especialista em mofo branco, alertou sobre o movimento desta doença na região. Ele explicou o ciclo da doença detalhando como o mofo branco rouba os nutrientes da soja para si, causando problemas nas lavouras. Ele também orientou sobre os manejos de controle mais eficientes nesta fase da cultura com enfoque para as aplicações de fungicidas específicos e reforçou a importância de o produtor buscar, junto a cooperativa, a recomendação técnica personalizada para cada situação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais