Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Anunciados os novos investimentos para o meio rural de Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Encontro com liderança aconteceu nesta sexta-feira

Entre os projetos estão projetos de tecnológica, segurança, novos maquinários e estudo sobre o solo
Foto: Divulgação/PM Marau

O poder público municipal confirmou, na manhã desta sexta-feira, 18/06, uma série de programas para o meio rural de Marau. Com a presença de lideranças locais, a apresentação detalhou as ações que estão sendo realizadas e as obras e projetos futuros. “O meio rural sempre teve e terá investimentos importantes da nossa gestão. Sempre vimos o produtor rural como um empreendedor, pois gera desenvolvimento e fomenta a economia do município. É por isso que estamos com diversos projetos prontos para esta importante classe”, afirmou Iura Kurtz, prefeito municipal.

Antes do anúncio de novos investimentos, o prefeitoapresentou algumas das ações já realizadas no meio rural como a duplicação do viaduto de Laranjeira, a pavimentação da Estrada do Matadouro, da saída para Sagrado Coração de Jesus e de trecho da Rota das Salamarias. Também mostrou que até o momento 2.518 propriedades já foram atendidas com internet, além de seis pontos do interior que contam com câmeras de segurança (São Caetano, Laranjeira, Nossa Senhora do Carmo, Gramadinho, Linha 25 e na estrada geral de Nicolau).

No telão da Casa da Cultura, o Prefeito Iura Kurtz também mostrou imagens áreas de grandes empreendimentos rurais que estão sendo realizados com o apoio e parceria da Prefeitura, através de incentivos financeiros e maquinários. E, também falou do Programa Municipal de Agroindústria Familiar foi outro assunto abordado. Neste projeto a prefeitura apoia em 20% os investimentos realizados pelo empreendedor rural. Se na propriedade houver morador jovem, o percentual aumenta para 30%.

Em seguida os novos investimentos foram detalhados. São ações que envolvem todo o meio rural de Marau, tanto na área tecnológica, segurança, novos maquinários e estudo sobre o solo.

Programa Via Certa

A prefeitura está lançando o programa de geolocalização no interior. Todas as propriedades serão mapeadas e terão um número de referência individual. Desta forma, quando o produtor rural precisar chamar a polícia, os bombeiros e o SAMU apenas terão que informar esse numeral e os órgãos de segurança, através de um aparelho de GPS instalado nas viaturas, chegarão de forma rápida e com precisão no local do chamado. É um importante projeto inédito de segurança para todos. A previsão é que o trabalho de mapeamento comece nos próximos meses.

Câmeras de segurança

Além dos seis pontos do interior que já contam com os equipamentos, o prefeito Iura anunciou que outros quatro locais do meio rural contarão em breve com câmeras de segurança: Veado Pardo, São Sebastião da Vista Alegre, São Luís da Mortandade e Morangueira. Os pontos foram definidos estrategicamente em conjunto com os órgãos policiais.

Mais internet no interior

Até o momento 71% das propriedades do interior já possuem cobertura da internet de qualidade. Agora o poder público confirmou que investirá R$ 1,2 milhão no projeto, chegando assim a 85% das as áreas rurais do município, até o final de 2021.

Wi-fi nos salões das comunidades

Neste primeiro momento, 12 comunidades do interior receberão wi-fi gratuito em seus salões comunitários, para uso compartilhado por qualquer morador da localidade. Veado Pardo, São José dos Tonial, Gramadinho, Santo Antônio dos Trichês, São Miguel, Laranjeira, São Caetano, Nossa Senhora do Carmo, Cachoeirão, Linha 25, Santo Antônio do Planalto e Sagrado Coração de Jesus serão as primeiras a serem beneficiadas.

Aquisição de maquinário

A Prefeitura vai investir R$ 4,5 milhões para adquirir novos maquinários entre motoniveladora, retroescavadeiras e caminhões. O processo licitatório para as aquisições já está em andamento.

Asfalto no interior

Em um novo programa de parceria, a prefeitura vai asfaltar 1,1 quilômetri no interior, no trecho da ERS 324 até o Frigorífico Rodeio. O município bancará a base e o empreendedor a emulsão asfáltica. O trabalho inicia na segunda quinzena de julho.

Duplicação da ponte dos Trichês

A ponte localizada nas proximidades do Balneário Noé, na comunidade de Santo Antônio dos Trichês, será duplicada, com uma nova estrutura. A Prefeitura já concluiu o projeto e segue com os trâmites necessários, uma vez que a obra deverá ser realizada em parceria com a iniciativa privada.

PROMAF

O programa criado pela Prefeitura de Marau que paga 20% do valor financiado pelo empreendedor rural, podendo chegar a até 30% se na propriedade hover jovens morando, já beneficiou três empreendimentos e outros três seguem com os trâmites em andamento.

Levantamento de Solos

Um trabalho definido por lideranças locais como sendo de extrema importância. Realizado pela Prefeitura em parceria com a EMBRAPA, o livro com 159 páginas apresenta um estudo minucioso sobre o solo de todas as regiões do interior de Marau. Com esse material o produtor pode ter uma maior segurança para investir, bem como planejar suas ações. Os exemplares estão sendo distribuídos de forma gratuita para entidades e lideranças rurais, sendo possível também baixar a matéria no site da prefeitura.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais