Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Biotrigo e Agrária lançam primeira cultivar de trigo exclusiva para malte do Brasil

por Ana Lúcia Jacomini

Biotrigo Weiss chegará aos cooperados da Agrária a partir da próxima safra

O trigo produzido no Brasil poderá ser destinado ao mercado de cervejas, através do lançamento da primeira cultivar de trigo exclusiva para a produção de malte do Brasil, a Biotrigo Weiss. Com o lançamento da variedade, licenciada exclusivamente para a Cooperativa Agrária, sediada em Guarapuava/PR, o Brasil poderá contar com uma produção de malte 100% nacional.

Conforme a gerente de desenvolvimento de produto para indústria da Biotrigo, a marauense Kênia Meneguzzi, a empresa já vinha percebendo uma tendência das maltarias artesanais na busca pelo trigo para realizar o malte. Ela explica que vários cereais podem ser utilizados em na produção de cerveja. Tradicionalmente, a cevada é o mais utilizado, mas o trigo, centeio, milho, entre outros, também entram no processo de produção dos mestres cervejeiros.

“É um mercado que vai ser explorado. E como esse malte era produzido fora do país e importado, e agora passará a ser feito nacionalmente, o custo de produção tende a reduzir”, destaca Kênia. O processo de produção do malte começa no campo, com a seleção das cultivares aptas ao processo de malteação e produção de cerveja. Uma vez colhido o grão, todas as cargas que entram nos armazéns são analisadas para atestar a qualidade da matéria-prima.

Um fator fundamental para garantir a qualidade do produto final é a segregação desses grãos, que não poderão ser misturados com nenhuma outra cultivar de trigo. Segundo o pesquisador da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), Juliano Almeida, Biotrigo Weiss atende às especificações requisitadas para a indústria cervejeira, tendo como principal característica um baixo teor de proteína. Ele explica que é uma cultivar que traz boa modificação celular, fazendo com que betaglucanos e viscosidades sejam baixos e o malte seja mais friável. Isso, destaca, resultará em uma cerveja de melhor qualidade. Além desses fatores, Juliano ainda aponta que Weiss possui um alto rendimento de extrato, além de um bom tamanho e performance de seus grãos.

Conforme o melhorista da Biotrigo, Fernando Espolador, Weiss também apresenta um bom potencial produtivo no campo, junto a um pacote fitossanitário equilibrado e um ciclo médio/tardio. Em termos de ciclo, Espoaldor ainda acrescenta que esse fator traz vantagens ao agricultor, devido à possibilidade de escalonamento de semeadura. “É um trigo que possui boa tolerância a doenças e à geada. E além disso, ocupa essa janela de semeadura, o que é importante para o cooperado poder escalonar o plantio do trigo e de todos os cereais”, indica.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais