Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Banco do Brasil confirma fraude no Pronaf no RS

por Ana Lúcia Jacomini

Oito funcionários da instituição financeira foram afastados na região de Santa Cruz do Sul

Fraude pode envolver 50 funcionários, disse Osmar Dias
Foto: André Correa / Agência Senado

Em audiência na Comissão de Agricultura do Senado, na quinta-feira, 16/04, o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias, confirmou que houve fraude no Rio Grande do Sul envolvendo crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do governo federal.

Oito funcionários do banco em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, já foram afastados. Até o final da sindicância interna, que deve ser concluída até 31 de maio, o número de funcionários envolvidos deve chegar a 50.

A fraude começou a ser investigada pela PF em 2012. Os trabalhadores faziam o financiamento através do Pronaf, utilizando a Associação Santa-Cruzense dos Agricultores e Camponeses (Aspac) para intermediar a ação em duas agências do Banco do Brasil na região. A situação fazia os produtores assumirem as dívidas.

A força-tarefa criada pelo Banco do Brasil analisou as 4226 operações de crédito realizadas via Aspac envolvendo um total de 1493 produtores. Desses, pelo menos, 218 foram lesados, alguns em mais de um contrato.

Osmar Dias disse que ainda não é possível precisar o valor total do prejuízo, mas não são os R$ 88 milhões divulgados inicialmente. Esse montante se refere a todos os contratos realizados via ASPAC no período de dezembro de 2006 a dezembro de 2014. Ele prometeu que mas os produtores não vão ficar com o prejuízo.

Entre os indícios encontrados até o momento estão de fraude na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), desvio de finalidade dos recursos, dossiês de operações não localizados, liberação de recursos para terceiros sem autorização e liberação de recursos na conta da Aspac.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais