Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Programa Consumo Sustentável Coasa incentiva a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade local

por Rudimar Galvan

Mulheres interessadas em participar das atividades e oficinas do projeto podem entrar em contato com as unidades da cooperativa

Desde 2019 a Coasa mantém o Programa Consumo Sustentável. Lançado por ocasião dos 25 anos da cooperativa, o projeto tem o objetivo de realizar, junto ao coletivo de mulheres associadas, atividades que oportunizem melhores condições de vida para as famílias. Os focos são a segurança alimentar, a preservação da biodiversidade local e a ressignificação do papel da mulher na propriedade. 

Para alcançar esse objetivo, ao longo destes mais de dois anos e meio foram feitas visitas técnicas às propriedades, oficinas, cursos, intercâmbios e dias de campo. Os temas trabalhados nestes encontros incluem desde a produção de alimentos orgânicos até o processamento e o melhor aproveitamento dos produtos disponíveis na propriedade, associando a eles o uso das plantas bioativas - alimentícias, medicinais, aromáticas, condimentares, atrativas e repelentes. 

Um exemplo são os alimentos considerados PANC - Plantas Alimentícias Não-Convencionais, que são ricos em nutrientes e exigem poucos cuidados. “Foi incentivada a construção de hortas suspensas, cultivo de frutíferas, produção de insumos orgânicos, canteiros móveis, estufas, estruturas geodésicas, ações de embelezamento da propriedade, produção de kokedamas e o uso do calendário biodinâmico para orientar o cultivo de alimentos”, conta Edelaine Brinker, a coordenadora do programa. 

As atividades também dão atenção à mulher como um todo, realizando atividades que venham de encontro com o reconhecimento da figura feminina como sujeito em construção de sua própria autonomia. Para isso, são usadas técnicas como aromaterapia, fitoterapia, fitoenergia, radiestesia, almofadas terapêuticas, escaldas pés, plantoterapia, gastroterapia e outras terapias que ajudam as mulheres a cuidarem de si e de suas famílias.

O Programa Consumo Sustentável Coasa conta com um espaço na área demonstrativa - a parcela que refere-se à horta biodiversa orgânica, como referência para que as mulheres associadas possam visitar. Esse espaço, localizado na ERS 428 - quilômetro 03,  funciona como um banco de mudas e sementes para serem multiplicadas e distribuídas para as participantes, a fim de contribuir para a preservação da biodiversidade local. 

Diretamente são 120 mulheres que recebem visitas técnicas periódicas e participam de processos de formação. Mas, indiretamente, são em torno de 400 mulheres beneficiadas. As interessadas em participar do programa podem buscar mais informações junto às unidades da Coasa. 

Neste ano, além da sequência de todo o trabalho que já é realizado, o programa tem três novas temáticas: flores comestíveis, abelhas nativas sem ferrão e homeopatia. O trabalho com as flores comestíveis, por exemplo, busca valorizar a natureza e seus ciclos, em uma sazonalidade que acompanha a nossa alimentação. 

No dia 03 de março, junto com o Dia de Campo da Família Coasa, será realizada uma feira de artesanato e de produtos da Agricultura Familiar, onde as agricultoras poderão comercializar aquilo que elas produzem, sejam alimentos ou artesanatos. Será na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Água Santa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais