Milho silagem tem bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul
Informação é da Emater através do Informativo Conjuntural
As condições climáticas continuam propícias para o milho silagem, que apresenta adequada situação fitossanitária e bom desenvolvimento nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater nesta semana, estima-se que 65% dos 366.067 hectares de área prevista para esta safra estejam implantadas. A maioria está em fase de maturação e enchimento de grãos, com produtividade estimada em 38.338 quilos por hectare.
Na região de Passo Fundo, as chuvas regulares auxiliaram na recuperação do potencial produtivo e 75% das áreas com milho silagem estão em pendoamento. As condições climáticas, na verdade, continuam favoráveis à cultura do milho em todo o Estado. A umidade do solo e o calor adequados têm garantido o bom desenvolvimento das lavouras. Nas áreas onde poderiam ocorrer perdas pela breve estiagem em novembro e dezembro, as projeções têm sido reavaliadas e devem se mostrar menos expressivas.
A semeadura do milho grão está em fase final em várias regiões e chega a 94% da área projetada pela Emater para esta safra, que é de 785.030 hectares, mas a maior parte das culturas ainda está em enchimento de grãos. A colheita já começou e avança bem, exceto onde o excesso de chuvas do período dificultou a operação, e atinge 11% da área cultivada com milho no Estado. A produtividade média estimada é de 7.370 kg de milho por hectare.
Em relação à soja, semeadura da soja atingiu 97% da área. Das lavouras estabelecidas, 21% está em floração e 5% em enchimento de grãos. Os produtores aproveitaram as condições climáticas favoráveis para realizar aplicações de fungicidas com o objetivo de manter a sanidade das lavouras. As chuvas do período beneficiaram a cultura, proporcionando condições ambientais adequadas ao desenvolvimento das plantas.
Os solos têm mantido boas condições de umidade em praticamente todo Estado, o que, associado ao clima propício, tem proporcionado desenvolvimento acelerado das plantas. Foram realizadas ressemeaduras pontuais em áreas com problemas de emergência ou tombamento, em função do excesso de chuvas nas semanas anteriores. De forma geral, a formação das lavouras é considerada satisfatória. Para a Safra 2025/2026 no Rio Grande do Sul, a projeção da Emater indica o cultivo de 6.742.236 hectares e produtividade média de 3.180 kg/ha.
Comentários