Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Coasa participa do Programa de Formação de Líderes Cooperativistas da Basf

por Taliane Radaelli

Atividade de encerramento, nesta semana, aconteceu em Santiago, no Chile

Atualizar conceitos e práticas de gestão para cooperativas voltadas ao setor agropecuário de diferentes cadeias produtivas e, também, promover a troca de experiências entre os agentes do setor, foram focos do Programa de Formação de Líderes Cooperativistas, que a Basf realizou nos últimos anos. A capacitação iniciou em meados de 2018 e foi finalizada nesta semana. A atividade fez parte do Programa Cooperar da multinacional e buscou discutir o rumo das cadeias de valor do agronegócio e o como as cooperativas estão inseridas neste contexto. 

A Coasa foi uma das organizações cooperativas do Rio Grande do Sul que participou do curso, através do presidente, Orildo Germano Belegante, e do gerente comercial, João Fernando Tibola. O primeiro módulo tratou das estratégias de gestão e, na ocasião, foi feita uma visita técnica na empresa IBM. A segunda parte trabalhou elementos de liderança e relações humanas. No terceiro módulo, a temática girou em torno das finanças e aconteceu uma visita técnica ao Banco Central do Brasil. Já no quarto módulo, o assunto foi a inovação e os participantes visitaram a empresa 3M. Um dos módulos ocorreu em formato virtual, por conta da pandemia, e teve como pauta o marketing e também assuntos comerciais. 

Nesta semana, em Santiago do Chile, aconteceu a última etapa da formação de líderes cooperativistas, com o tema voltado à fidelização e ao encantamento do cliente. “É muito bom e importante poder ver temas que estão no mercado, conhecer novos modelos de fazer gestão, com muitos elementos que podemos trazer para a nossa realidade e, com isso, estarmos cada vez mais competitivos e atualizados, levando isso também para o nosso associado”, avaliou João Fernando Tibola.

Na viagem, o presidente Orildo e o gerente João conheceram também os sistemas de produção utilizados na capital chilena. Daquilo que vivenciaram, eles destacam questões práticas ligadas à sustentabilidade, ao cultivo de alimentos saudáveis e as técnicas para evitar o desperdício. São ações que, segundo os gestores, podem ser adaptadas e aplicadas à realidade da região. “São conteúdos e conhecimentos que conseguimos aprofundar e, agora, podemos trazer inovações para dentro da cooperativa para que possamos nos fortalecer cada vez mais”, explicou o presidente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais