Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Projeto de Microbacias é lembrado no Dia Nacional de Consevação do Solo

por Ana Lúcia Jacomini

Ouça a entrevista com João Batista Coimbra no player de áudio

João Batista Soaes Coimbra
Foto: Arquivo Alvorada

O Dia Nacional da Conservação dos Solos é lembrado nesta quarta-feira, dia 15 de abril. A data se soma ao Ano Internacional de Conservação do Solo, instituído pela ONU para provocar a reflexão sobre o uso e as formas de manejo, fundamentais para garantir a produção de alimentos.

Marau integra o mapa histórico da conservação do solo, com o projeto de instalação de microbacias hídricas. João Batista Coimbra, engenheiro agrônomo e ex-Emater, é referência no assunto. Ele esteve na Rádio Alvorada para voltar no tempo e relembrar os motivos que levaram a realização do projeto e quanto ele beneficiou o solo local. A entrevista está disponível no ícone de áudio.

Coimbra destaca que o desenvolvimento acelerado da agricultura brasileira, no anos 50, com o advento da mecanização agrícola, causou sérios danos ao solo. Em Marau mesmo, em propriedades pequenas eram visualizadas várias boçorocas, dando indícios da erosão. As microbacias hídricas, a cobertura do solo e o próprio plantio direto reverteram o problema.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais