Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Expectativas para o Plano Safra 2019

por Taliane Radaelli

Presidente do Conselho da Agropecuária fala sobre a colheita deste ano

Arquivo/Tua Rádio Alvorada
Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Marau, Rodrigo Coradi, falou nesta segunda-feira, 13/05, sobre a colheita dos grãos de verão desse ano no município, e de suas expectativas sobre o Plano Safra. Coradi foi reeleito recentemente.

Segundo ele, foram enfrentados problemas em relação à germinação da soja em algumas áreas que precisaram ser replantadas, o que acabou acarretando em uma baixa produtividade das mesmas. As demais áreas tiveram uma produtividade próxima a do ano passado, Rodrigo acredita que no total, a soja tenha sofrido uma baixa de 5% a 7%, mas que o milhoapresentou uma alta na produção local.

Sobre a comercialização, a previsão é de que a lucratividade seja menor, já que a margem do produtor sofreu uma redução e os custos de produção estão elevados.  A maior parte da soja produzida em Marau é exportada para a China, que é o maior consumidor mundial. Ainda, uma parte considerável é destinada ao mercado interno.

Em relação ao Plano Safra, que deve ser lançado em junho, o presidente destacou que a promessa do novo governo é investir alto no setor. É esperada uma baixa nos juros e uma melhora nos processos burocráticos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais