Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Francisco Turra diz que ano foi “pesado” mas perspectivas são melhores para 2019

por Camila Agostini

Presidente da ABPA avalia cenário referente à produção e comercialização de ovos, frango e suíno

Foto: Divulgação ABPA

Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, 2018 foi “um ano pesado”. Ao avaliar o desempenho do setor de proteína animal nos últimos meses, marauense que neste ano entrou para a lista das “100 Personalidades mais Influentes do Agronegócio”, publicada pela revista Dinheiro Rural, diz estar confiante quanto à recuperação dos números e de um cenário econômico mais positivo para o país.

Com os desdobramentos da Operação Carne Fraca que em 2017 investigou empresas como a JBS e a BRF, acusadas de adulterar a carne que vendiam nos mercados interno e externo, Turra é considerado entre os gestores do ramo como responsável por impedir o fechamento de mercados e reabrir os que haviam suspendido negociações com o Brasil.

Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, o executivo traçou um breve panorama acerca da situação apresentada pela cadeia produtiva de suíno, frango e ovos. Segundo Turra, a produção de carne de frango vai sofrer uma redução de produção de até 2% com relação ao ano passado e deve se manter na casa de R$13 bilhões de toneladas. Esta semana, a ABPA apresentou  campanha de internacionalização. A ação tem como meta principal viabilizar um crescimento de 20%  para o setor até 2020, quando a exportação do produto deve chegar a 500 mil toneladas.

Quanto à produção de ovos, Turra destaca o recorde alcançado em 2018. “No ano passado, o consumo médio de ovos era de 192 unidades por habitante ao ano. Até o final deste ano, este número pode subir para 210”, destacou o marauense.

Já a produção de carne suína teve elevação de 2% no Brasil em 2018. O percentual representa  3,8 milhões de toneladas. Outros dados você acompanha clicando no player de áudio. O relatório completo dos dados apresentados em coletiva para a imprensa estão disponíveis neste link.

Para o ano que está prestes a começar, as perspectivas são positivas. “Fundamentos assentados na crise asseguram que vamos caminhar mais tranquilos. Problemas são inevitáveis, mas ao que tudo indica o ano que vem será melhor”,  destaca Turra.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais