Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Reta final da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

se

Notas fiscais de compra podem ser enviadas para o whatsapp 5433425380
Foto: Divulgação/Governo do Estado do RS

Restam dois dias para os produtores rurais adquirirem as vacinas contra a febre aftosa. A campanha, que neste ano foi antecipada, encerra nesta terça-feira, 14/04. Todos os bovinos e bubalinos, independente da idade, devem ser vacinados. O prazo para apresentação da nota fiscal encerra em 30 de abril, porém ela deve estar com data de compra dentro do período da campanha (16/03 a 14/04). Quem não vacinar o rebanho ficará em situação irregular e pagará multa.

As doses são vendidas nas casas agropecuárias credenciadas - que podem fazer a venda por serem consideradas, neste momento, serviço essencial. Em Marau, são quatro e entre elas, a Cipramar e a Agropiá. Neste ano, a campanha foi antecipada. A medida faz parte dos esforços do Estado na tentativa de receber a certificação internacional de zona livre sem vacinação, assim como acontece com Santa Catarina e, em breve, será com o Paraná.

A próxima reunião da Organização Mundial da Saúde Animal – OIE - órgão que concede a elevação de status, acontece em maio do ano que vem e um dos requisitos a ser observado para receber a certificação, é não ter nenhum animal vacinado nos últimos 12 meses. O status de zona livre de aftosa sem vacinação irá contribuir para as exportações gaúchas e para a valorização da cadeia produtiva.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais