Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Marau decreta situação de emergência em função da estiagem

por Ana Lúcia Jacomini

O assunto já havia sido antecipado pela reportagem da emissora

Foto: Divulgação

O prefeito municipal, Iura Kurtz, e a coordenadora municipal da Defesa Civil, Naura Bordignon, assinaram na tarde desta quinta-feira, 13/01, o Decreto 5.838 que declara situação de emergência em Marau. O assunto já havia sido antecipado pela reportagem da emissora. O documento explica que foi verificado um agravamento nos efeitos gerados pela estiagem com a frustração da safra agrícola de verão, queda na produção leiteira, na avicultura e na suinocultura, além do prejuízo no consumo humano e na disponibilidade de água para animais.

A situação de déficit hídrico perdura por cerca de 75 dias. Levantamentos da Emater apontam perdas consolidadas de 70% na produção de milho para alimentação, 80 % na produção de milho para silagem, 10% no potencial produtivo de soja e 30% na produção de leite. Há, ainda, a escassez de água nas fontes de abastecimento naturais e também em açudes. Os reflexos ocorrem na economia do município, cuja fatia do setor rural é fundamental.

Como medida imediata, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural irá disponibilizar máquinas e funcionários, inclusive em finais de semana, para escavar reservatórios de água. Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre climático.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais