Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Ricardo Santin, presidente da ABPA, faz avaliação de 2023

por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio

Ricardo Santin é marauense e assume também a entidade máxima da avicultura mundial
Foto: Reprodução/ABPA

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, mostram que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) acumulam alta de 5,6% nos embarques realizados entre janeiro e novembro deste ano. O resultado acumulado nas exportações dos onze primeiros meses deste ano chegou a US$ 8,9 bilhões de dólares, número equivalente ao registrado entre janeiro e novembro de 2022. O principal destino das exportações de carne de frango segue sendo a China. Outros destaques no período foram a Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e México. Entre os principais estados exportadores, o Paraná segue líder, seguido de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.

Já as exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) acumulam, de janeiro a novembro, um volume 10% superior ao registrado no ano passado. No mesmo período, a receita acumulada chega a um saldo 11,5% superior ao total registrado em 2022. A exemplo da carne de frango, a China é o principal destino dos produtos brasileiros. Em seguida estão: Hong Kong, Filipinas, Chile, Singapura, Vietnã, Uruguai e Japão. Entre os estados exportadores, a ordem é Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ricardo Santin, marauense que preside a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, fez uma avaliação de 2023 em entrevista para a emissora. Ela fala da expectativa de os números de dezembro elevarem essas taxas a ponto de colocar o país em uma situação de crescimento efetivo nas vendas externas de proteína, tanto de frango quanto de suínos. Também são positivas em 2023 as exportações de genética avícola, que já acumula alta de 54%. As vendas de ovos para outros países, por sua vez, apresenta, até o momento, alta de 99%. 

A entrevista, na íntegra, está disponível no player de áudio. Ricardo também comenta sua recente posse no International Poultry Council (IPC, sigla em inglês), entidade máxima da avicultura mundial. Santin é o primeiro brasileiro a comandar o grupo que reúne 54 integrantes (entre associações e empresas) de 30 países, responsáveis por mais de 73% da produção mundial de carne de aves e de mais de 86% de toda a exportação avícola global. O IPC é o palco dos grandes debates setoriais, envolvendo temas sanitários, de promoção de imagem entre outros tópicos relevantes para o desenvolvimento do setor. Ele antecipou que sua intenção é reforçar a presença global do conselho, focado em questões relativas aos desafios sanitários globais.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais