Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Colheita da soja em Marau deve ser finalizada nos próximos 15 dias

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça o conteúdo no player de áudio

Estimativa é de que a colheita tenha chego aos 70% no final de semana
Foto: Arquivo Pessoal/Rodrigo Coradi

O clima seco, verificado na última semana, favoreceu o avanço na colheita da soja. Em nível geral, no estado gaúcho, o trabalho avançou 12 pontos percentuais, embalado pelos dias ensolarados. A safra segue registrando boa produtividade, de acordo com as entidades ligadas ao agro. Em Marau, de acordo com o presidente do Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento, Rodrigo Coradi, a estimativa é finalizar a colheita até o dia 25 de abril. Ele recorda que muitos produtores optaram por iniciar o plantio em novembro, devido às condições climáticas do mês de outubro - onde tradicionalmente ocorre a semeadura. Mesmo assim, a colheita não deve adentrar em maio pois os agricultores deram preferência por materiais precoces.

Coradi também revela a expectativa de colheita, que deve ficar dentro da média histórica do município: entre 55 e 60 sacas por hectare. Esse é o dado considerado no momento, em conversas informais, explica ele. O agrônomo explica que houve variação na incidência de chuvas nas diferentes regiões da zona rural de Marau. Por exemplo, na região de Santo Antônio dos Triches, São Paulo da Cruz, a chuva teve maior incidência do que em regiões como Carrascal e São Miguel. Os números são maiores do que o colhido no ano passado, quando perdas foram contabilizadas devido à estiagem. Nesta safra, o Rio Grande do Sul espera colher, entre todas as suas regiões produtoras, 20,2 milhões de toneladas de soja.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais