Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Emater cadastra 74 projetos de cisternas na região de Passo Fundo

por Ana Lúcia Jacomini

Ação é realizada dentro do no Programa Avançar RS

Espera para as cisternas
Foto: Divulgação/Emater

Visando diminuir os riscos da estiagem, por meio de implantação de sistemas de reservação de água, a região administrativa da Emater de Passo Fundo cadastrou no Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – eixo estratégico Irriga+RS, 74 projetos de cisternas, abrangendo famílias de 13 municípios que fizeram prévia adesão ao Programa. Os projetos técnicos foram feitos pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater do Escritório Regional Passo Fundo, Vilmar Wruch Leitzke, na região que abrange 42 municípios, os sistemas contemplarão 74 famílias rurais, visando a coleta da água da chuva para posterior utilização na dessedentação dos animais e à microirrigação. Leitzke destaca que os recursos do Programa são oriundos do Fundo de Recursos Hídricos e a fundo perdido para o produtor beneficiário. “A contrapartida do produtor será a instalação das calhas e canos para direcionar a água até as cisternas”, explica o engenheiro agrônomo.

Cada um dos projetos contempla a instalação de duas caixas d’água de 15 mil litros cada, sobre uma base de concreto dimensionada pelos técnicos da Seapdr. A seleção dos beneficiários foi realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR ou equivalente dentre os produtores interessados. Coube aos extensionistas da Emater/RS-Ascar verificar os critérios de enquadramento, elaborar os relatórios fotográficos prévios dos locais de instalação das cisternas, preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la. Um pré-requisito é de que o beneficiário tenha uma área de captação (telhado) de pelo menos 100 metros quadrads.

Para a gerente regional em exercício da Emater Passo Fundo, Rozimeri Alves Galante, esse é um importante Programa da Seapdr que chega até aos agricultores familiares, por meio da Emater/RS-Ascar, visto a importância da água para todas as atividades do meio rural.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais