Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Médica veterinária alerta sobre estresse térmico em vacas leiteiras

por Ana Lúcia Jacomini

Assunto foi ao ar no Informativo da Coasa

Foto: Divulgação/Coasa

A coordenadora de Negócios de Leite Coasa, médica veterinária Liliane Zanatta, utilizou o espaço da cooperativa na Tua Rádio Alvorada para alertar sobre o estresse térmico na produção de produção de leite causando redução de 28 a 30% da produtividade. O estresse térmico é conhecido por afetar de maneira adversa a saúde ruminal de vacas e induzir uma série de respostas fisiológicas específicas, na tentativa de regular a temperatura corporal e mantê-la nos limites normais.

Para diminuir esses efeitos sobre os bovinos de leite, o produtor pode adotar algumas medidas de manejo e nutrição que auxiliam no controle do estresse térmico. Os cuidados devem ter início com o fornecimento de água pois deve ser disponibilizada em quantidade e qualidade nas instalações, corredores, sala de espera, sala de ordenha, saída da sala de ordenha e piquetes.

É importante se preocupar em fornecer sombra de boa qualidade, para amenizar o calor dos animais. Assim, eles irão se sentir mais confortáveis e terão um espaço para não se aquecer ainda mais no período. A ventilação e a aspersão de água também são estratégias efetivas no resfriamento das vacas leiteiras. Outras ações que podem ser realizadas é manter a ordenha sempre nas horas mais frescas do dia, buscando minimizar os efeitos negativos do calor quando os animais estiverem aglomerados.

Liliane enfatizou ainda que o desenvolvimento de estratégias nutricionais que suportam a produção de leite e que também combatem distúrbios fisiológicos e metabólicos induzidos por condições de estresse térmico, ajuda as vacas a manter um metabolismo normal e vai melhorar a performance produtiva e reprodutiva.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais