Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

20ª Expodireto é aberta em clima de otimismo

por Aldoir Santos

Feira em Não-Me-Toque vai até dia 15 de março

Autoridades de todo o país e também do exterior marcaram presença na cerimônia de abertura
Foto: Divulgação

Grande público acompanhou a abertura da 20ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, na manhã desta segunda-feira,11/03. A cerimônia foi marcada por um clima de otimismo em relação ao volume de negócios, com a presença de dezenas de autoridades do país e do exterior, além de uma quantidade recorde de jornalistas. A feira conta com 534 expositores e projeta-se uma comercialização superior a R$ 2 bilhões.

A abertura oficial foi realizada no Auditório Central, com destaque para a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que parabenizou a direção da Cotrijal pela grandiosidade da feira e destacou o compromisso do governo federal com o agronegócio.

"Temos em nosso país em torno de 5 milhões de produtores rurais, a grande maioria sem acesso à pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. A nossa Embrapa tem que voltar, realmente, a apoiar nossos homens e mulheres do campo", afirmou Mourão.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, relatou que a agricultura é uma das atividades que mais embarca tecnologia, tornando-se um motor da economia brasileira. Atendendo a um pedido do setor, ela relatou que o governo federal trabalha para oferecer um novo Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota).

"R$ 3,5 bilhões antes do novo Plano Safra. Este é o pedido deste segmento que cada vez mais tem trazido tecnologia para o campo", salientou Tereza Cristina.

O financiamento do setor também foi enfatizado pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica. Ele apontou a necessidade da ampliação de recursos complementares para aquisição de máquinas e equipamentos.

"Esperemos agora que o governo olhe com muito carinho para que, no primeiro semestre, o setor produtivo tenha atendido um pedido de suplementação. Como a feira é um palco de reivindicações, pelo sorriso do vice-presidente e da ministra, acho que seremos atendidos", brincou Manica para aplausos de todos os presentes.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, chamou atenção para a competitividade do setor e as dificuldades enfrentadas pelos produtores. Ele enalteceu a capacidade dos agricultores em se sobressair perante as dificuldades.

“Estamos em uma feira que trata do nosso agronegócio e sempre que tive a oportunidade de me dirigir a quem se dedica ao agro, faço com o reconhecimento de se lançarem em empreendimentos que são dependentes, além do próprio esforço, também do clima. Quem trabalha no campo se submete ao imponderável das intempéries. E isso precisa ser saldado e reconhecido”, disse Leite.

Também participaram da cerimônia de abertura o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara; os senadores Luis Carlos Heinze e Lasier Martins. No total, estavam presentes 15 deputados estaduais, sete deputados federais, seis secretários de Estado e os embaixadores de Nigéria, Gabão, Benim e África do Sul.

A feira segue até sexta-feira (15), no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. São esperados cerca de 265 mil visitantes nesta edição do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais