Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Regularização de açudes em APP esteve em pauta na Expodireto 2016

por Camila Agostini

Experiência iniciada em Passo Fundo pode ser estendida para todo o estado

Foto: Ilustrativa

Promovido pela Emater/RS-Ascar, Cotrijal, Embrapa Florestas, Ageflor, Sindimadeira/RS, Sindimate/RS, Ibramate e Câmara Setorial da Erva-Mate, o 9º Fórum Florestal do RS reuniu autoridades, técnicos e produtores do setor no auditório central, na manhã desta quinta-feira, 10/03, no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque.

A primeira palestra da manhã abordou o potencial da erva-mate como instrumento facilitador na Sucessão Rural e na Permanência do Jovem no Campo, exemplificando o caso da Associação dos Produtores de Erva-Mate (Apromate), ministrada por Sélia Felizari, da Apromate, e Mara Bianchin Carpes, extensionista rural social da Emater de Machadinho.

Após, ocorreu a palestra sobre Adequação Ambiental, Regularização e Consolidação de Açudes em Áreas de Preservação Permanente, contando a experiência exitosa do município de Passo Fundo. Sobre o tema, falaram Rúbens Astolfi, da secretaria de Meio Ambiente, e Paulo Cirne, promotor de Justiça Especializada da Comarca de Passo Fundo.

Em andamento desde 2012, ação da Promotoria de Passo Fundo busca legalizar centenas de açudes construídos em Áreas de Preservação Ambiental (APPs) na região do Planalto. Atualmente, um grupo técnico, sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente de Passo Fundo, elabora o Termo de Referência para o licenciamento ambiental. A expectativa é que o documento apresente regras que apontem para a melhor direção a ser seguida.

Segundo o promotor Paulo Cirne, pelo menos 700 açudes estão irregulares, só em Passo Fundo. Um dos propósitos dos responsáveis por este trabalho é ampliar as ações para todo o estado, conforme afirmou o promotor à reportagem da Rádio Alvorada. Confira no player de áudio

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais