Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Conselho Municipal de Agropecuária já tem dados prévios da colheita de grãos

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

O Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Marau já fez uma reunião para avaliação prévia da safra de verão. Os números apontam queda nos principais grãos cultivados no município, em decorrência da estiagem. A média de perda nas lavouras de milho, comparando com o que foi colhida na safra 2020/2021, chega a 70% com uma produtividade média de 44 sacas por hectare.

Na soja, também comparando com a safra passada, a médica ficou em 30 sacas por hectare, mais de 50% a menos. De acordo com Rodrigo Coradi, que preside o conselho, foi constatada muita irregularidade entre as regiões produtoras, sendo que em algumas localidades a colheita de soja foi ainda menor. Também houve diferença entre o período do plantio: as sojas do cedo (final de outubro e início de novembro) sofreram mais com a falta de chuva do que as semeadas após esse período.

A expectativa, agora, é para os plantios de inverno que devem alcançar 10 mil hectares no município e cujo zoneamento agrícola inicia em 15 de junho. Trigo, cevada e aveia devem ser as apostas dos produtores, embora, como explica Coradi, muitos deles não estejam conseguindo insumos devido à falta de produtos no mercado provocadas, por exemplo, pelo conflito entre Rússia e Ucrânia já há mais de dois meses.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais