Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

UPF realiza Fórum Regional do Mormo em Lagoa Vermelha

por Rudimar Galvan

Evento será dia 25 de maio

Programação do evento conta com a apresentação dos aspectos relevantes sobre o Mormo, os dados atualizados no RS e diagnóstico da doença
Foto: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), promove, no dia 25 de maio, mais um Fórum Regional do Mormo na região. Desta vez, o evento acontecerá no município de Lagoa Vermelha, no CTG Alexandre Pato, localizado na BR 285. A programação se inicia às 19h.

Os fóruns regionais têm como objetivo discutir a situação do mormo, que é uma doença infectocontagiosa que não tem cura e atinge especialmente os equídeos. Por se tratar de uma zoonose, a doença pode ser transmitida para humanos, mas também atinge outras espécies animais, como cães, pequenos ruminantes e felinos. “O Fórum é para discutir o assunto nas comunidades e mostrar o esforço que a Universidade está fazendo para criar um centro de referência para o diagnóstico com o objetivo de atender a demanda de Passo Fundo e região. Também é discutido a questão do impacto da doença dentro do cenário nacional e internacional e como lidar com o controle dela no sentido de diagnóstico laboratorial. É uma doença assintomática, não tem sintomas”, salienta o professor da UPF João Ignácio do Canto.

O encontro é destinado a todos os segmentos ligados a cadeia produtiva de equinos, como produtores e prefeituras municipais, bem como representantes do Ministério da Agricultura, do Ministério Público, da Procuradoria Geral do Estado, entre outras instituições. Não é necessário inscrição. O Fórum já foi realizado em Erechim e Palmeira das Missões. Outros municípios da região também deverão receber o evento nos próximos meses.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais