Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Rio Grande do Sul já colheu mais de 70% das lavouras de milho e soja

por Ana Lúcia Jacomini

Informativo da Emater também revela a situação da produção de leite no Estado

Na região de Marau, segundo a Emater, as perdas na soja ficaram na média de 40%
Foto: Divulgação/Emater

Mais de 70% das lavouras de milho e soja estão colhidas no Estado. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater, nesta quinta-feira, 09/04, a cultura do milho está 76% colhida, 14% está maduro e pronto para colher, 7% em enchimento de grãos, 2% em floração e apenas 1% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. Como o período foi predominado por tempo seco, apesar da ocorrência de chuvas esparsas e de baixo volume na maior parte do Estado, a colheita da soja também avançou, atingindo 73% das lavouras implantadas. Em relação aos cultivos de arroz, 74% das lavouras foram colhidas.

LEITE

A situação predominante no Estado continua sendo a de declínio do escore corporal do gado bovino leiteiro e de queda na produção de leite, em decorrência da baixa oferta de forrageiras nativas e cultivadas, tanto em quantidade quanto em qualidade. Também concorre para isso a deficiência hídrica, que dificulta a disponibilização de água para dessedentação.

Para minimizar o déficit alimentar e nutricional e a queda de produção, os criadores estão utilizando grandes quantidades das reservas alimentares para suplementação, além de concentrados proteicos em escala maior que a usual. A silagem é o principal e mais barato suplemento alimentar utilizado. Como houve considerável quebra na produção neste ano e pelo fato de estar sendo utilizada mais do que o normal, a tendência é de dificuldades futuras para manter as necessidades de suplementação dos animais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais