Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Emater relata o panorama das lavouras de verão no estado

por Ana Lúcia Jacomini

Colheita do milho começa a ganha espaço

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

Com 23% das lavouras de soja no Rio Grande do Sul na fase de enchimento de grãos, as chuvas, localizadas e desuniformes, associadas a elevadas temperaturas, trazem consequências negativas para o balanço hídrico da cultura e criam disparidades nas condições das lavouras.

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater nesta semana, em regiões onde não choveu o suficiente, há sinais de estresse hídrico, que pode afetar o potencial produtivo. Entretanto, nas áreas que receberam volumes pluviométricos mais significativos ou intermediários, a situação das lavouras de soja é satisfatória. Quanto ao manejo fitossanitário, a atenção principal tem sido direcionada à ferrugem-asiática. As altas precipitações no início do ciclo da cultura beneficiaram o desenvolvimento da doença.

Com relação a cultura do milho, a Emater india que a colheita das lavouras vem sendo intensificadas em nível estadual, favorecida pela estabilidade atmosférica, pela presença significativa de sol e pela elevação das temperaturas no transcorrer do dia. A área colhida evoluiu 11% e alcançou 52% da cultivada. Em termos gerais, é consenso que a safra será satisfatória, mas inferior à estimativa inicial projetada. 

Ainda, na maioria das regiões foram suspensos novos plantios de milho silagem, devido aos teores insuficientes de umidade nos solos, permanecendo implantados 97% da área projetada. Contudo, prosseguiu o processo de colheita e ensilagem de planta inteira, visando ao aproveitamento da massa vegetal em ponto ideal para a confecção do alimento conservado e para evitar uma eventual perda de qualidade. A área colhida supera 60% da extensão cultivada. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais