Plantio da soja atinge 80% da área projetada no Rio Grande do Sul
A produtividade média está em 3.179 kg/ha
A semeadura da soja avançou no Estado praticamente sem interrupções na maior parte das regiões, nos últimos dias de novembro, beneficiada pelas condições propícias para a operação, como a adequada umidade do solo, fator anteriormente limitante. Como resultado, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater, a área semeada alcançou 80% da estimativa de 6,81 milhões de hectares. A produtividade média está em 3.179 kg/ha.
As áreas com efetiva cobertura de palhada mantiveram níveis adequados de umidade para o plantio por período mais extenso; já nas parcelas de preparo convencional, houve rápida perda de umidade devido a exposição direta do solo aos ventos e às altas temperaturas.
A ocorrência de chuvas, em 01/12, em volumes maiores e maior abrangência territorial, favoreceu a germinação e a emergência, mesmo de plantios realizados em solo “seco” ou de menor umidade. As lavouras em desenvolvimento vegetativo têm mostrado sinais de recuperação, emitindo folhas mais expandidas, especialmente nas localidades onde a umidade do solo foi restabelecida com as chuvas de 19 e 20/11.
TRIGO
A colheita do trigo está em finalização. A operação atingiu 99% da área total cultivada, que é de 1,32 milhões de hectares. E a estimativa de produtividade, que está em 3.116 kg/ha, deverá ser revista no final da safra. Restam algumas lavouras maduras ou em final de maturação fisiológica, nas regiões da Campanha, Sul e Campos de Cima da Serra, onde os plantios são realizados mais tardiamente para evitar riscos, especialmente geadas nos estágios de florescimento e enchimento de grãos.
A produtividade e a qualidade dos grãos no Noroeste, Planalto Médio, Centro e Metade Sul, parte dos produtores estão insatisfeitos com os resultados, pois o potencial produtivo das lavouras era inicialmente elevado, mas a recorrência de chuvas na fase de enchimento de grãos e de colheita comprometeram o rendimento, provocando a redução no peso dos grãos, além de sua germinação nas espiguetas.
Comentários