Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Abertas inscrições para o Prêmio Referência Leiteira do Rio Grande do Sul

por Ana Lúcia Jacomini

Inscrições podem ser feitas até 15/10

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

Até a próxima sexta-feira, 15/10, estão abertas as inscrições para o Prêmio Referência Leiteira RS, uma realização do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul  - Sindilat, em parceria com a Emater e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - Seapdr. O objetivo é reconhecer os produtores de leite que produzem com eficiência, gerando um produto que garante o sustento e a qualidade de vida para sua família e, ainda, contribuem para que chegue à mesa do consumidor um alimento de excelência.

Neste primeiro ano do concurso, o Prêmio Referência Leiteira avaliará indicadores em três categorias: produtividade da terra, qualidade do leite e produtividade da mão de obra. A primeira categoria avalia a quantidade de litros produzidos por ano em relação à área utilizada (litros/hectare/ano). A segunda, vai mensurar índices qualitativos do leite como a contagem de células somáticas e a contagem bacteriana total. Nesta categoria, a certificação de propriedades como livres de tuberculose e brucelose renderá pontos extras aos tambos inscritos.

Por fim, a terceira categoria desafia-se a correlacionar a quantidade de litros de leite produzido nas propriedades com o número de pessoas envolvidas, considerando seu grau de dedicação em termos de carga horária e capacidade laboral. Podem se inscrever os produtores de leite gaúchos com produção individual ou coletiva, independentemente do volume produzido, desde que vinculados a uma das indústrias de laticínios que adquirem leite no Estado. Os extensionistas da Emater farão o aferimento dos dados ao longo dos meses de forma a indicar os melhores resultados de acordo com a categoria.

As inscrições podem devem ser realizadas nos escritórios municipais da Emater, mediante o preenchimento de uma ficha cadastral em meio eletrônico e a manifestação de concordância com o regulamento do concurso. Os resultados e as propriedades vencedoras serão divulgados pela Comissão Executiva durante a Expointer 2022. Serão premiados os três melhores produtores em cada categoria. Entre a premiação estão certificado, troféu e notebook conforme regulamento.


Tenha as informações de Marau e região mais perto de você, fazendo parte do nosso grupo de notícias no Whatsapp, recebendo em primeira mão as notícias produzidas pela nossa central de conteúdos. Para isso é só clicar na palavra AQUI. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI). E não deixe de se inscrever no nosso canal do Youtube (CLICANDO AQUI). Tua Rádio Alvorada, a rádio do teu tempo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais