Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Cooperativa Piá realiza seminário voltado ao produtor de leite da região

por Ana Lúcia Jacomini

No evento, foi realizada palestra com Tomé Castro com o tema

Camila Agostini/Tua Rádio Alvorada
Foto: Camila Agostini/Tua Rádio Alvorada

Cerca de 400 produtores de leite da região, ligados a Cooperativa Piá, participam do “Seminário Produtor de Leite”, nesta quarta-feira, 08/08, no CTG Sentinelas do Pago de Marau. O evento, em sua sétima edição, tem o objetivo de aproximar a cooperativa de seu associado, fornecendo a eles informações sobre a organização e sobre o mercado.

Jéferson Smaniotto, presidente da Piá, participa do encontro e em entrevista para a Tua Rádio - disponível no player, tornou a falar da dificuldade que é prever tendências de preço para o produto, mas reforçou a política de valorização da matéria prima, que é adotada pela cooperativa e que influencia no preço final, pago ao produtor pelo litro de leite, como qualidade, volume e participação nas ações e eventos da cooperativa. Na região, de acordo com a Emater, o preço médio por litro que está sendo praticado, é de R$ 1,38.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de leite do Brasil, porém, apenas 40% daquilo que é produzido no estado é consumido entre os gaúchos. O restante é transformado em leite em pó e comercializado nos demais estados brasileiros. A Região da Produção é principal bacia leiteira do Rio Grande do Sul. Dados do Censo Agropecuário do IBGE, divulgados em julho, apontam que a produção de leite é a segunda maior atividade rural de Marau, perdendo apenas para a produção de grãos. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais