Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Agronegócio Gaúcho registra saldo negativo em empregos formais

por Deise Pagotto
Foto: Reprodução/ Internet

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou nesta segunda – feira, 07/08, os dados dos números de empregos formais celetistas do agronegócio do Rio Grande do Sul referentes a junho de 2017. Segundo as informações o número de vagas de emprego geradas pelo agronegócio no estado, no primeiro semestre de 2017, foi 4,7% menor que no mesmo período do ano passado, alcançando a marca de 6.906 empregos.

No mês de junho, foi registrado saldo negativo de empregos formais no agronegócio do Rio Grande do Sul. O número de admissões (9.379) foi inferior ao de desligamentos (13.144), resultando na perda de 3.765 postos de trabalho com carteira assinada. Essa foi a segunda maior perda de postos de trabalho no agronegócio gaúcho para o mês de junho, considerando a série histórica iniciada em 2007.

Os setores com maior criação de empregos em 2017 foram os de fabricação de produtos do fumo, de produção de lavouras permanentes, de fabricação de tratores, máquinas e equipamentos agropecuários e de comércio atacadista de produtos agropecuários e agroindustriais. Por outro lado, os setores com maior fechamento de vagas foram os de produção de sementes e mudas certificadas, de fabricação de conservas, produção de lavouras temporárias e de abate e fabricação de produtos de carne.

De acordo com o economista e coordenador do Núcleo de Estudos do Agronegócio da FEE, Rodrigo Feix, “o que explica essa redução é um componente bastante sazonal relacionado a uma cultura agrícola, como lavouras permanentes. Tem setores em recuperação, mas o principal destaque negativo são os setores mais vinculados à pecuária, por estar direcionada mais ao mercado interno e padecer mais dos efeitos da crise. Setores como lavouras temporárias e conexos a ela, com demanda externa mais firme, foram mais beneficiados”, analisa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais