Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Calendário Biodinâmico auxilia associados da Coasa sobre melhores períodos para o plantio de diversas cultivares

por Rudimar Galvan

Uma das novidades deste ano são as flores comestíveis

Há dois anos a Coasa utiliza o calendário biodinâmico para orientar seus associados sobre o período correto para o plantio de uma série de cultivares. As dicas são válidas para as hortas domésticas e também para as lavouras de maior porte. A metodologia foi desenvolvida há mais de cinco décadas pela agricultora e pesquisadora alemã Maria Thun. A produtora rural, em seu campo experimental, iniciou uma pesquisa sobre a influência do cosmos na época da semeadura para um melhor crescimento e desenvolvimento das plantações. 

Segundo ela, as sementes são capazes de receber os estímulos da movimentação planetária, como as fases da lua e as estações do ano, e daquilo que ela denominou "forças formativas”: a terra, que influencia nas raízes; a água, que influencia nas folhagens; a luz, que influencia nas flores e o fogo, que influencia nas frutas e nas sementes. Assim, o calendário biodinâmico divide o ano em dias favoráveis e desfavoráveis para os diferentes aspectos do trabalho agrícola. O assunto foi pauta no final de semana passado, no informativo de rádio da cooperativa. 

No caso do calendário biodinâmico da Coasa, há os símbolos maçã, cenoura e flores. Os dias que apresentam a maçã são os ideais para o plantio de cultivares cujo fruto ou semente são utilizados como alimento. Um exemplo são as frutíferas e as oleaginosas. Quando o símbolo contido na data é a cenoura, trata-se do período ideal para a semeadura de plantas cuja parte alimentícia se desenvolve debaixo da terra, como a batata e a mandioca. Já nos dias com o símbolo flores, a indicação é para o plantio daquelas plantas em que as flores são o alimento, como a couve-flor e o brócolis e, também, as flores comestíveis.

O calendário biodinâmico é uma ferramenta que deve ser utilizada juntamente com outras práticas agrícolas que visem o desenvolvimento sustentável, como a conservação do solo, por exemplo. Muitos associados da Coasa que utilizam o calendário biodinâmico já relataram resultados positivos em seus cultivos. O calendário biodinâmico da Coasa está à disposição dos associados nas unidades da cooperativa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais