Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Agricultura Familiar de Marau pode recorrer a recursos do Feaper

por Camila Agostini

Prazo para inscrições segue até 12/05

Foto: Foto: Fernando Dias/Seapdr

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou o edital com todas as regras para seleção dos agricultores e pecuaristas familiares, agroindústrias, cooperativas de agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária e aquicultores que pretendem obter financiamento por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Os beneficiários poderão contratar financiamento para a aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, construções e ampliações para apoio e desenvolvimento das atividades. 


Os interessados em se candidatar necessitam, previamente, verificar, junto ao escritório Municipal da Emater seu enquadramento nos requisitos constantes no Manual Feaper 2022 e se possuem a documentação mínima exigida para fazer a inscrição, dentre elas possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e ser residente no município de Marau. Caberá ao conselho Municipal de Agricultura aprovar os que manifestarem interesse e se enquadraram nos requisitos e selecionar os beneficiários, limitado ao valor disponibilizado para o município. 


Para o município de Marau foram disponibilizados o valor de R$ 50 mil para a atividade de Apoio à Agricultura Familiar e Camponesa podendo ser contemplados de 4 a 5 projetos. Nesta atividade, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário dará preferência na seleção dos beneficiários, aqueles inscritos que já desenvolvem a atividade de Olericultura e Fruticultura e que não foram beneficiados com outros projetos do Programa Avançar. 


Além disso, o município de Marau também foi contemplado com o valor de R$ 14.368,00 para a atividade de Apoio a Agroindústria Familiar podendo ser contemplados até duas agroindústrias. Para esta linha de crédito, a exigência do Programa é a agroindústria estar cadastrada no PEAF – Programa Estadual de Agroindústria Familiar e estar em operação. 
Os beneficiários aptos para acesso aos financiamentos por meio do Feaper terão, a título de bônus adimplência, 80% de desconto, se o pagamento da parcela for efetuado até a data do seu vencimento. Para projetos envolvendo a aquisição de insumos, o prazo de carência de pagamento do financiamento é de até um ano. Para as linhas voltadas a construções, ampliações, infraestrutura, máquinas e equipamentos, o período de carência é de até três anos. As linhas de crédito pelo Feaper não têm taxas de juros. 


O prazo de inscrição vai até dia 12/05/2022, impreterivelmente. Mais informações e inscrições, junto ao Escritório da Emater de Marau.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais