Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Informativo Conjuntural da Emater aponta para mais prejuízos em função do clima

por Ana Lúcia Jacomini

Milho e soja são as culturas agrícolas mais prejudicadas

Áreas com soja também apresentam prejuízos
Foto: Divulgação/Emater Regional Passo Fundo

A segunda estimativa de produção da Safra de Grãos de Verão 2019/2020 foi divulgada nesta semana durante a Expodireto Cotrijal. Na edição do Informativo Conjuntural da Ematar, divulgado nesta sexta-feira, 06/03, a Emater também atualizou a estimativa de área de plantio, produção e produtividade das principais culturas de verão do Rio Grande do Sul. O levantamento contempla uma amostra que cobriu 97% da área cultivada com milho grão, 96% da área de milho destinado à silagem e 98% da área plantada com soja, em todas as regiões produtoras.

As lavouras de soja no Estado encontram-se 2% em desenvolvimento vegetativo, 11% em floração, 60% na fase de enchimento de grãos, 23% estão maduras e por colher e 4% já foram colhidas. Até a última terça-feira, 03/03, a Emater já havia recebido solicitação para realizar 221 perícias de Proagro para a cultura da soja.

A fase atual da cultura é de grande necessidade de água para o enchimento de grãos. Como as precipitações estão desuniformes, tanto em volumes como em relação às áreas atingidas, a cultura da soja tem apresentado grande variabilidade nos potenciais produtivos. Nos municípios mais atingidos pela estiagem, as produtividades alcançam entre 15 e 20 sacas por hectare. Nos beneficiados por chuvas regulares, as produtividades giram em torno de 45 a 50 sacas por hectare. A variabilidade depende do manejo realizado e das tecnologias utilizadas.

Já as lavouras de milho no Estado estão 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 7% em floração, 17% em enchimento de grãos, 17% maduro e 53% já foram colhidos. Nas áreas irrigadas, a produtividade chegou em 12 mil quilos por hectare.A cultura é a mais prejudicada com a falta de chuva.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais