Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Extensionistas da Emater da região participam de capacitação em viticultura

por Ana Lúcia Jacomini

Atividade aconteceu nesta semana, em Santo Antônio do Palma

Atividade teve a parceria da Embrapa
Foto: Divulgação/Emater

Grupo de 20 extensionistas da Emater, entre engenheiros agrônomos e técnicos em agropecuária, da região administrativa de Passo Fundo, reuniu-se nesta semana, na propriedade de Rogério Marcynski e família, no município de Santo Antônio do Palma. A propriedade conta com uma Unidade Demonstrativa de Viticultura, desenvolvida em parceria entre a entidade e a Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves. O local vem sendo monitorado há três anos, recebendo visitantes em Dias de Campo.

O objetivo dessa unidade é a transferência e difusão das tecnologias da Embrapa para produtores e técnicos. Na oportunidade, os extensionistas participaram de uma atualização sobre o manejo da videira, tendo como instrutor o tecnólogo em viticultura e supervisor dos campos experimentais da Embrapa, Roque Antônio Zilio. Ele oportunizou uma capacitação técnico-prática com foco específico nos cuidados com a poda da parreira, formação do parreiral e tratamentos fitossanitários. 

Na unidade da família Marcynski são cultivadas sete variedades de uva desenvolvidas pela Embrapa, com cultivares para consumo in natura e para processamento. O evento propiciou o detalhamento e explicações sobre as particularidades de cada uma delas. De acordo com o gerente regional da Emater de Passo Fundo, Oriberto Adami, a capacitação foi rica em informações e conhecimento. Segundo ele, a parceria com a Embrapa está sendo ampliada e já está sendo implantada outra unidade experimental, essa no município de Barracão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais