Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Conselho Agropecuário de Marau confirma números da safra no município

por Camila Agostini

Colheita da soja bateu recorde para de 63 para 65 sacas por hectare

Foto: Arquivo Alvorada

O Conselho de Agropecuária de Marau esteve reunido nesta quinta-feira, 04/05, para a avaliação definitiva da safra de verão no município. Segundo Rodrigo Coradi – presidente do Conselho Municipal de Agropecuária, o encontro contou com a presença de técnicos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que monitora a produtividade nos municípios.

Em entrevista para a Tua Rádio, Coradi confirmou que a colheita da soja bateu recorde em Marau, a exemplo do restante do estado. A produtividade média é de 65 sacas por hectare. Segundo ele, esta safra foi semelhante a de 2015, cuja média também ficou acima das 60 sacas por hectare. O milho, de certa forma, frustrou a expectativa inicial, sendo que a produção ficou na casa dos 145 sacas por hectare. Quanto às estimativas relacionadas às culturas de inverno, a área prevista para o plantio do trigo apresenta queda de 10 e 11% com relação aos números de 2016, quando foram cultivados 3.500 hectares. 

Para este ano, a projeção é de que a área caia para 3.100. Também a canola pode ficar 8% abaixo da produção do ano passado, passando de 450 hectares para 400. Já a Cevada poderá ter aumento de 20%, com perspectiva de cem hectares a mais que a confirmada em 2016, passando de 500 para 600.

A queda de produtividade do milho se deve, principalmente, a fatores ligados às condições do solo, que apresentou muita umidade. Quanto ao trigo, o preço desmotiva o produtor. Com expectativa de menor preço, a canola tem cotação baseada no preço do soja. Já a cevada está ganhando espaço. Ouça no player de áudio.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais