Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Novo programa municipal concede incentivo financeiro para produtores rurais de Marau

por Camila Agostini

Saiba quem pode aderir ao PROMAF

Foto: Divulgação

O prefeito Iura Kurtz esteve na tarde dessa terça-feira, dia 02/06, na propriedade de Janquiel Zanco, localizada na comunidade de São Marcos da Laranjeira, em Marau, para fazer a entrega do Memorial Descritivo da construção de uma indústria de ovos. O empreendimento do produtor rural é integrante do novo Programa Municipal de Agroindústria Familiar, em que a Prefeitura de Marau subsidia parte do financiamento bancário realizado pelo produtor para a construção da obra.

A área construída na propriedade de Janquiel Zanco terá 36 m² e a previsão é de que em 60 dias esteja concluída. O chefe do escritório da EMATER de Marau, Élder Dalprá, acompanhou o prefeito Iura Kurtz, uma vez que a entidade é parceira do novo programa, que tem por objetivo apoiar a implantação de novas agroindústrias familiares, assim como fortalecer as já existentes no município. O programa também fomenta a legalização, proporcionar a qualificação profissional dos beneficiários, provendo assistência técnica e extensão rural a todos os públicos do programa.

O produtor rural Janquiel Zanco agradeceu o importante apoio da Prefeitura e afirmou esperar em pouco tempo estar com a produção em andamento, gerando lucros e desenvolvimento. O vereador Ademir Durante e o sub-prefeito de Laranjeira, Mauri Bisoli, também acompanharam a visita. Para o prefeito Iura Kurtz, “a produção das agroindústrias familiares é de extrema importância para a economia e turismo do município, sendo fonte de subsistência para inúmeras famílias marauenses. Por isso é muito importante este apoio e programa que estamos desenvolvendo”.

Criado para apoiar a realização de projetos de financiamento junto às instituições financeiras e órgãos dos governos federal e estadual, o PROMAF viabiliza investimentos necessários para a implantação, ampliação e adequação das agroindústrias familiares. Apoia ainda a comercialização dos produtos em programas institucionais como PNAE, PAA, feiras, eventos e pontos de comercialização.

A Prefeitura se responsabiliza por parte das despesas decorrentes de financiamentos bancários obtidos pelos produtores em até 20% do recurso total utilizado na construção e reforma da agroindústria familiar. Para as propriedades cujo núcleo familiar apresentar jovens, de 16 a 35 anos, residentes no meio rural, o Município vai reembolsar 30% do valor financiado. Segundo o prefeito, "o interior vem recebendo investimentos inéditos da Prefeitura, como a chegada da internet e das câmeras de segurança. “Agora esse programa é uma oportunidade de crescimento ao produtor rural, voltada às agroindústrias familiares. Ao mesmo tempo, também é um importante incentivo para manter os jovens no campo, uma vez que para estas famílias o subsídio será maior”.

Para se enquadrar nestes benefícios há normas constantes em legislação e os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para saber a documentação necessária e o trâmite correto para fazer a solicitação. A idealização do projeto contou com a participação da EMATER e teve aprovação do Conselho Municipal Agropecuária, demonstrando a grande importância da matéria para o setor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais