Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Profissionais da Emater participam de capacitação sobre soja e milho

por Ana Lúcia Jacomini

Evento aconteceu na Faculdade de Medicina Veterinária da UPF

Visando a qualificação, atualização e aproximação com informações de ponta da iniciativa privada, foi realizada na terça-feira, 30/06, uma qualificação técnica para 40 extensionistas da Emater/RS-Ascar, da região de Passo Fundo, sobre as culturas da soja e do milho.

Temas como manejo de pragas e controle de invasoras estiveram na pauta do dia. Os instrutores foram os agrônomos Carlos Henrique Dalmazzo e Roberto Favaretto, do departamento de tecnologia e pesquisa da iniciativa privada. 

O uso de cobertura do solo, alternância de mecanismos de ação e uso de sementes isentas, foram algumas das abordagens de Dalmazzo. Ele falou do aumento significativo da produtividade das lavouras, regido em grande parte pelo desenvolvimento genético e manejo. 

Já o agrônomo Roberto Favaretto falou sobre o manejo integrado de pragas, salientando que o agricultor tem focado muito em uma prática só.  Ele ressalta a necessidade do monitoramento. Segundo ele, treinamentos como esse buscam despertar nos técnicos o entendimento do sistema integrado e não pensar mais em práticas isoladas.


Segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, essa é uma das ações de capacitação, em diversas áreas, que estão ocorrendo na região. “Precisamos nos atualizar constantemente em relação à tecnologia e às culturas. Somos isentos e precisamos fazer reciclagens constantes, aproveitando o que há de mais avançado na pesquisa”, avaliou.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais