Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada no estado

por Camila Agostini

Aplicação de vacinas segue até o dia 17/06

Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul que seria concluída no dia 31/05 foi prorrogada, conforme solicitação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. O pedido, realizado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem por base o pleito de municípios da zona sul, que reivindicaram a medida devido aos problemas extremos de locomoção por causa das dificuldades de trafegabilidade das estradas e deslocamento para manejo dos animais, devido às fortes chuvas que afetaram a região, desde o mês de abril, o que poderia comprometer a imunização.

Como o MAPA entende que este procedimento deve ser efetuado para todo o Estado e não para apenas uma região, está autorizando a prorrogação da vacinação contra a febre aftosa para o RS até o dia 17/06.

Nesta campanha, o governo disponibilizou a doação de vacinas apenas para produtores que possuem até 10 animais, o que representa 38% dos pecuaristas gaúchos. Para que recebam as doses, os produtores precisam estar enquadrados no Pronaf e PecFam. O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a doar vacinas contra a Febre Aftosa. Há 14 anos o estado é livre da doença. Por conta das mudanças, em Marau, o tradicional roteiro que a Inspetoria Veterinária realizava no meio rural não vai ocorrer. Em Marau, até o último dia do prazo antes da prorrogação, ainda era grande o número de produtores inadimplentes, conforme reitera o Chefe da Inspetoria Veterinária do município, Maurício Flores.

Informações: Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais