Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Advogada de Casca teria sido agredida por motivos políticos

por Ana Lúcia Jacomini

Vídeos circulam nas redes sociais mostrando o fato e apontando o nome do responsável

Foto: Divulgação

A advogada Janaíra Ramos, de Casca, teria sido agredida verbal e fisicamente por um arquiteto, na manhã desta quarta-feira, 23/11. Vídeos apontados como sendo parte do desentendimento circulam pelas redes sociais. Diretório do Partido dos Trabalhadores – PT, de vários municípios estão publicando notas de repúdio ao fato e de solidariedade com a profissional. Muitas postagens com conteúdo semelhante estão publicadas em páginas e perfis do Facebook e várias notas de apoio foram compartilhadas pela própria advogada.

O homem apontado como responsável pelas agressões teria ido até o escritório da advogada e feito ameaças. Ela teria, então, saído para a rua onde as agressões e os xingamentos teriam tido continuidade. “Vagabunda”, “vadia”, “petista tem que morrer”, seriam algumas das frases ditas pelo arquiteto, segundo o que consta em ocorrência policial. Segundo publicado pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT) no Twitter, além da Polícia Civil, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal foram comunicados do ocorrido.

Janaíra Ramos é uma das advogadas do grupo de cidadãos casquenses que ingressou no Ministério Público com um pedido de providências contra assédio eleitoral verificado na cidade. Conforme já noticiado pela emissora, vários comerciantes e prestadores de serviços estavam sendo boicotados porque supostamente votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República.

Uma semana após as eleições, em 07/11, mais de 120 estabelecimentos da cidade tiveram de fechar as portas após o envio de recados ofensivos pelas redes sociais e em correntes de aplicativos de mensagens. O Ministério Público do Rio Grande do Sul em Casca, na ocasião, informou que estava averiguando a veracidade da notícia de que listas estariam circulando em redes sociais com nomes de comerciantes e pessoas que teriam votado em Lula, para boicote. Chegou a ser noticiada a possibilidade de ser instalada uma estrela - fazendo relação a marca petista, na porta dos comércios – práticas que foram comparadas à ações nazistas.

NOTA DA OAB - A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul, OAB/RS, publicou nota sobre o occorido com a advogada Janaíra Ramos. Segundo a entidade de classe, "é inaceitável que a advocacia seja agredida em razão de intolerância política ou por qualquer outra razão" e afirmando aque a "Ordem Gaúcha, defensora intransigente da democracia, não aceita quaisquer atos de violência, principalmente contra advogadas e advogados, profissionais que garantem o exercício efetivo do contraditório e da ampla defesa e que são, por juramento, defensores do Estado Democrático de Direito." A Subseção da OAB de Casca, bem como a Comissão da Mulher Advogada estadual manifestaram "irrestrito apoio e solidariedade à colega agredida." A nota diz ainda que "A OAB/RS está adotando todas as medidas necessárias junto à Polícia Civil para auxiliar e acompanhar a investigação do caso e a punição, sendo observados o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório do acusado que, inclusive, conforme noticiado pela imprensa, já confessou a agressão."

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais