Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Falta de investimentos transforma delegacias gaúchas em “masmorras medievais”, afirma presidente do Sinpol

por Ronaldo Velho Bueno

Estrutura precária e falta de efetivo atrapalha trabalhos de investigação

Foto: Daniel Rodrigues

Delegacias precárias e efetivo policial abaixo da necessidade. Esses são os principais obstáculos enfrentados pelos servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, conforme o sindicato que representa a categoria.

Em entrevista ao programa Conectado desta quinta-feira (24), o presidente do Sinpol RS, Emerson Ayres, afirmou que a falta de investimentos no setor está transformando algumas delegacias em “masmorras medievais”. A comparação se deve ao tempo prolongado de encarceramento em unidades que não estão preparadas para cumprir essa função, o que compromete a função primordial da Polícia Civil - o trabalho de investigação.

Além da estrutura física inadequada, Ayres denuncia queda no efetivo nas últimas décadas. No início dos anos 80, quando a população gaúcha beirava sete milhões de habitantes, a corporação contava com cerca de 5.400 policiais na ativa. Hoje, com mais de 14 milhões de habitantes, o Estado conta com menos de 5.200 policiais.

Tendo em vista o cenário descrito por Ayres, o Sinpol RS lançou neste mês uma campanha de valorização dos policiais civis, com o tema “Nossa Missão é Defender a Sociedade”. As peças publicitárias estão sendo divulgadas em redes sociais, veículos de imprensa e ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais