Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias e UCS articulam convênio para administração da UPA Zona Norte

por Isadora Helena Martins

Com a saída do IGH no final do mês, UCS deverá assumir a gestão da unidade

Foto: Arquivo/Prefitura de Caxias do Sul

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) deverá ser a nova administradora da Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte, a partir de 1º de julho. A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou o convênio com a entidade nesta segunda-feira (08). Para oficializar a gestão compartilhada entre o Município e a FUCS, um Projeto de Lei que autoriza a operação bem como a pré-minuta do convênio devem ser encaminhados à Câmara de Vereadores ainda nesta semana.

O Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que é o atual prestador de serviços na UPA Zona Norte, anunciou ainda no início do ano que não tinha mais interesse em renovar o convênio com o Município. O anúncio ocorreu após polêmicas em que o Conselho de Fiscalização do Município afirmou que a entidade não estaria cumprindo todas as exigências contratuais. A previsão inicial de saída do IGH era pra janeiro deste ano. Mas, com a troca na administração municipal, o convênio foi prorrogado até 30 de junho de 2020.

Segundo o vice-prefeito, Edio Elói Frizzo (PSB), a prefeitura avaliou as possibilidades, inclusive de municipalização, mas concluiu que o convênio com a FUCS seria a melhor estratégia adotada neste momento. “Tão logo houve o anúncio do IGH de renúncia do contrato com o Município, discutimos internamente com a nossa Secretaria da Saúde e entendemos que o ideal seria prosseguir na prestação desse serviço, de preferência com uma entidade local, conhecida e respeitada. Nesse sentido, depois de pesquisar as alternativas, nossa opção foi pela Universidade de Caxias do Sul, baseado num trabalho que a Fundação já exerce hoje no Hospital Geral que é 100% SUS”, salientou.   

Ainda segundo o vice-prefeito, o modelo de gestão compartilhada, em que o Município faz o repasse de verbas e a entidade conveniada faz toda a gestão e prestação do serviço deve continuar. Porém, ele salientou que o valor dos repasses mensais devem ser 10% mais baratos do que os mais de R$ 2 milhões que são pagos ao IGH atualmente.

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, Frizzo também afirmou que os atendimentos não devem ser descontinuados na transição entre as administradoras e que a prefeitura fez a indicação de que a maior parte dos profissionais que atuam na unidade seja mantida: “A Universidade vai acolher a orientação da prefeitura no sentido de aproveitar o maior número de profissionais que já estão trabalhando na UPA Zona Norte. Então acreditamos que não haverá descontinuidade do trabalho porque temos um tempo razoável até julho para fazermos todas as tratativas”. Ouça a entrevista completa AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais