Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria da Saúde altera o atendimento em seis UBSs de Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Quatro unidades passam a funcionar exclusivamente como Unidades Básicas Vacinadoras e outras duas têm alteração de horário. Medidas visam reforçar combate à pandemia.

Foto: Divulgação / Andressa Boeira

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul alterou a dinâmica de atendimento em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devido ao agravamento da pandemia da Covid-19. O objetivo readequar equipes para o combate ao coronavírus bem como melhorar a logística de vacinação.

A partir desta segunda-feira (08/03), quatro UBSs passarão a operar exclusivamente como Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) e outras duas terão alterações de horário.

As unidades que serão destinadas somente para aplicação de vacinas são: Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. Pessoas que utilizavam os demais serviços desses postos serão direcionadas a outras UBSs de referência (veja abaixo). Os médicos dessas unidades também serão transferidos para as UBSs que permanecem com atendimentos ao público.

As equipes de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem) das quatro UBSs permanecerão atuando na vacinação do calendário vacinal adulto (tétano, difteria, hepatite B, rubéola, sarampo, caxumba e febre amarela), da influenza (ainda não iniciada) e contra a covid-19. As equipes atuarão, também, nas ações de vacinação contra a doença em formato drive-thru de acordo com datas e ocais divulgados pela Secretaria da Saúde.

A pasta destaca que não haverá vacina contra a covid-19 todos os dias nas quatro Unidades Básicas Vacinadoras: os imunizantes serão ofertados de acordo com as remessas de doses recebidas pelo município e seguindo as informações divulgadas oportunamente.

Também, a partir de 8 de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Vicente e Diamantino terão novos horários. A UBS São Vicente passa a atender em horário estendido, das 7h30min às 21h. E a unidade do bairro Diamantino passa a funcionar das 7h30min às 16h30min.

Atualmente, todas as UBSs do município prestam atendimento a casos não complicados de síndrome gripal, com sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, cefaleia (dor de cabeça), tosse, coriza, perda de olfato, perda de paladar e diarreia. Como estratégia de ampliação e qualificação, as oito UBSs de horário estendido até 21h (Cinquentenário, Desvio Rizzo, Esplanada, Eldorado, Reolon, Cruzeiro, São Vicente e Vila Ipê) servirão de retaguarda e reforço para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em breve, todas as UBSs do município terão à disposição testes rápidos de antígeno, ampliando as ações de combate à pandemia.

 

Alterações em UBSs:

UBV São Ciro: usuários passam a frequentar a UBS Século XX

UBV Cristo Operário: usuários passam a frequentar as UBSs Planalto e Cristo Redentor

UBV Centenário: usuários passam a frequentar a UBS Fátima Baixa

UBV Alvorada: usuários passam a frequentar a UBS São Caetano

 

Novos horários:

UBS São Vicente: das 7h30min às 21h

UBS Diamantino: das 7h30min às 16h30min

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais